domingo, 17 de janeiro de 2010

A entrevista

Antes de falar mais sobre nossa emigração, vou falar um pouco sobre nossa entrevista. Nós só mandamos a papelada quando a simulação no site do escritório de imigração do Québec nos aprovou, sem mentiras quanto as horas de francês ou qualquer outra coisa. Acho importante falar isso porque é necessário desembolsar quase R$1000,00 para se inscrever (sem contar as aulas de francês). Não é uma boa ser reprovado por alguma bobeira na entrevista.

A entrevista em si foi muito boa! Fomos entrevistados pelo Daniel Leblanc, pessoa extremamente simpática (Bom... se não era, depois que aprovou a gente, passou a ser haha, brincadeira), fomos muito bem tratados, nós ficamos com a sensação clara que o Québec realmente precisa de gente. O intuito da entrevista era nos aprovar, sem pegadinhas ou preconceitos, basicamente o objetivo era averiguar as informações que nós passamos na documentação e ver se nós tínhamos uma noção mínima de o que é o Québec, principalmente quanto ao mercado de trabalho.

Algumas pessoas que nós conhecemos, que havia feito a entrevista antes, falavam da sala de espera do escritório, que sempre passava o DVD do cirque du soleil e que esse era o momento em que sempre batia o nervosismo. O engraçado foi que isso não aconteceu com a gente, nossa entrevista foi marcada para logo depois do horário do almoço. Para não correr riscos, chegamos 30 min antes. Acho que a secretária estava em horário de almoço e o próprio Daniel abriu a porta para a gente, ele já foi falando em francês, na surpresa eu não entendi nada, mas já fui respondendo “oui”. Acho que ele perguntou se a entrevista poderia ser antecipada, porque ele já pediu para nós nos sentarmos e já começou a entrevista, ai eu nem posso reclamar que foi angustiante esperar ser chamado...

Nenhum comentário:

Postar um comentário